Programas de carteira adicional

Programas de carteira adicional

Devido ao elevado nº partos acidentais que neste Concelho ocorrem fora do Hospital de apoio perinatal, houve necessidade de se estabelecer protocolos para diminuir as consequências que um parto nestas circunstâncias pode trazer.

  Habitualmente o parto desencadeia-se durante o transporte da grávida para a maternidade do Hospital já que dista a uma distância tempo, do Centro de Saúde de 1h30’.

 Como a distância é uma variável sobre a qual não podemos interferir, julgou-se oportuno reduzir o mais possível a deslocação da grávida à maternidade a partir das 36s de gestação, passando a partir desta data a fazer Registos Cardiotocográfico com a Enfermeira de Saúde Materna e Obstétrica. Pela formação específica destas enfermeiras o registo pode ser complementado com outros procedimentos, para evitar as deslocações excessivas no final da Gravidez, facto que também aparenta estar fortemente relacionado com o excessivo número de partos na ambulância.

 

População alvo

 

- Grávidas residentes no concelho incluindo as reclusas a partir das 36 semanas de gestação.

 

Atividades

- Realizar uma consulta semanal de ESMO a pelo menos 70% das grávidas após as 36 semanas de gestação, para avaliação do bem-estar maternofetal com realização de registo Cardiotocográfico (RCT).