Desenvolvimento e Formação Contínua
Segundo a Lei de Bases da Saúde, Base II, Politica de Saúde, é estimulada a formação e a investigação para a saúde, devendo procurar-se envolver os serviços, os profissionais e a comunidade.
Os profissionais de saúdes devem manter a actualização contínua dos seus conhecimentos e utilizar de forma competente as tecnologias, sem esquecer a formação permanente e aprofundada nas ciências humanas.
A equipa multiprofissional deve adoptar e implementar um plano de desenvolvimento de competências e de formação profissional contínua, proporcionando a todos os profissionais os requisitos próprios para um desempenho de excelência.
Para que futuramente possamos incrementar projectos de melhoraria continua dos cuidados, temos que ter por base a formação multiprofissional dos vários técnicos que compõem a UCC.
Esta formação far-se-á internamente, com recurso à formação específica de cada técnico e externamente. Sempre que um elemento usufrua de formação externa deve se possível transmitir à equipa, de forma a melhorar o desempenho do grupo
Com base nestes pressupostos, a estrutura de formação tentará dar resposta ás necessidades de formação em:
- Conceitos e modelos de promoção e educação para a saúde, bem como o planeamento e desenvolvimento de actividades nesta área.
- Metodologia de investigação nomeadamente: - análise de conteúdo (aspectos teóricos); - análise de conteúdo assistida por computador; - análise estatística de dados assistida por computador na área das ciências sociais.
- Formação prática em instituições acreditadas de acordo com as necessidades dos profissionais.
- Projectos de melhoria contínua dos cuidados / padrões de qualidade
- Trabalho em equipa e gestão de conflitos
População Alvo
Profissionais da UCC
Actividades
Realização interna de Acções de Formação Profissional
Acções de Formação Profissional externa