Criar uma Loja Virtual Grátis

Equipa de Coordenação Local

Equipa de Coordenação Local

A Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI) foi implementada com base legal no Decreto-lei nº 101/2006 de 6 de Junho, tendo por objectivo geral “(…) a prestação de cuidados continuados integrados a pessoas que, independentemente da idade, se encontrem em situação de dependência.” (artigo 4º, nº1).

A coordenação da RNCCI processa-se a 3 níveis: nacional, regional e local.

A nível nacional, a coordenação e implementação da rede são asseguradas pela Unidade de Missão dos Cuidados Continuados Integrados (UMCCI).

A nível regional, a coordenação e implementação são asseguradas por equipas de coordenação regionais que integram um grupo multidisciplinar (saúde e segurança social), profissionais que têm conhecimentos e experiência nas áreas de planeamento, gestão e avaliação.

A nível local, a coordenação é assegurada por equipas sedeadas no Centro de Saúde. As equipas de coordenação local (ECL) são também multidisciplinares, com elementos da saúde e segurança social (1 médico, 1 enfermeiro e 1 assistente social). A ECR articula com a UMCCI e as ECL. A ECL, por sua vez, articula com a coordenação a nível regional e assegura o acompanhamento e avaliação da rede, bem como a articulação e coordenação dos recursos e actividades.

O circuito de referenciação da RNCCI pressupõe a existência de 4 níveis operacionais, correspondentes a Equipas de Gestão de Alta (EGA), CS, ECL e ECR. Por último, mas não menos importantes, são as Unidades e Equipas.

A ECL tem um papel de “gestor” entre diferentes Unidades, a família e o utente, em que o alicerce fundamental é a articulação entre todos os intervenientes no processo. Foram-lhes atribuídas competências, para as quais o trabalho em equipa, a disponibilidade, a sensibilidade e o bom senso fazem parte integrante do dia-a-dia destas equipas multidisciplinares. Assegurar que todos os utentes/famílias tenham satisfeitas as suas necessidades, independentemente da sua situação de dependência, realça a importância de uma articulação de cuidados adequada e planeada, sendo o pilar desta articulação, a comunicação entre todos os intervenientes, para assim se poderem prestar cuidados de qualidade adequados a cada situação.

 

População Alvo 

População residente no Concelho de Odemira e utentes internados, ainda que temporariamente, na Unidade de Média (20 camas) e Longa Duração (16 camas) de Odemira.

 

 Actividades 

Avaliação de utentes referenciados no aplicativo da RNCCI.

Obter o consentimento informado (CI).                                                                                      

Obter o Termo de Aceitação e Internamento (TAI).

Avaliação das Unidades sob influência da ECL através das grelhas de acompanhamento preconizadas na RNCCI.

Avaliação das prorrogações de alta, alteração de tipologia ou transferências.

Avaliações para sinalização para ECL